terça-feira, 2 de julho de 2013

TECNOLOGIA E GESTÃO ESCOLAR

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR
UNB – CFORM – MEC

Vieira,A., Thomaz.Funções e papéis da  , texto utilizado no curso de formação de Gestores para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação.

O autor relata benefícios que a tecnologia proporciona ao trabalho pedagógico, levantando questões relevantes, como: “saber como a tecnologia pode ser um grande aliado da equipe de direção e coordenação da escola. (pág. 01).
“A confusão entre dado, informação e conhecimento gera enormes gastos de tempo e dinheiro(...)” (pág.01)
“A capacidade de transformar informação em conhecimento não pode ser realizada por uma máquina(...) (pág. 04)
“A implementação de um sistema de organização e disseminação de informações na escola torna-se bem mais fácil quando a cooperação já faz parte da cultura escolar(...)(pág.06)
O uso das tecnologias no ambiente escolar é uma ferramenta, que de acordo com o autor, pode gerar inclusão ou exclusão de alguns, dependendo da cooperação existente no ambiente escolar .O que determinará o desempenho do uso das tecnologias é o significado que os envolvidos darão aos dados registrados, para que os mesmos se transformem em informações relevantes para o trabalho escolar, é preciso que exista um olhar pedagógico e um suporte tecnológico bem organizado, pessoas empenhadas na Gestão da Instituição, além de uma formação de qualidade, tempo e espaços propícios para uma discussão constante sobre como produzir conhecimentos a partir de informações.


Um comentário:

  1. Olá, Ana Maria, passei pra dizer q está td ok. Deu, sim, pra visualizar, direitinho. Depois, volto pra comentar o fichamento. Abç

    ResponderExcluir