terça-feira, 9 de julho de 2013

Gestão de tecnologias( fichamento ) Curso de Gestão Escolar

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR
UNB – CFORM – MEC
Cursista: Ana Maria Miranda de Oliveira
Turma A
Fichamento 2 – 13/07/2013

Referência bibliográfica
ALMEIDA, M.,E.,B. Gestão de Tecnologias na Escola. Série “Tecnologias e Educação: Novos tempos, outros rumos” – Programa Salto para o Futuro, Setembro, 2002.
Após elencar possibilidades que as TIC apresentam no ambiente escolar, a autora relata um modelo de formação de gestores de escolas públicas para a incorporação das TIC na escola. No início da formação o objetivo foi introduzir os Gestores na cultura informática, dando-lhes condições de resolver problemas técnicos e pedagógicos, por meio de um fórum criado para registro de experiências, reflexões e discussões em ambiente virtual.
“O fator primordial para a criação de comunidades e culturas colaborativas de aprendizagem, intercâmbio e colaboração é a qualidade da interação, quer presencial ou a distância, cuja criação poderá viabilizar-se a partir da formação continuada e em serviço do educador. (p.2)
“(...) as TIC podem ser incorporadas na escola como suporte para: a comunicação entre os educadores da escola, pais, especialistas, membros da comunidade e de outras organizações (...)” (p.3)
“A superação da dicotomia entre o pedagógico e o técnico-administrativo, instalada na cultura escolar, encontra eco em concepções educacionais que enfatizam o trabalho em equipe (...)” (p.4)
RESUMO
Durante a leitura fui me situando no relato da autora com o momento em que vivo no curso de Gestão Escolar, o ambiente virtual, os fóruns de discussões e reflexões, no começo tão irreal e distante, e aos poucos  vai se tornando real e palpável, à medida em que a cultura de colaboração se faz presente entre os participantes.
O Gestor Escolar     e a equipe de trabalho da escola precisa assumir a tarefa contínua e difícil de implantar e fazer acontecer  o uso das TIC no contexto escolar, tanto no âmbito administrativo, quanto no pedagógico, dando suporte a novas experiências, desafios e dificuldades, sempre com ações voltadas para a transformação social, porque, se não ocorrer tal transformação no pensar e no agir das pessoas envolvidas no ambiente escolar, de que adiantará o uso das TIC na escola?

                                                                                                                         Ana Maria.




Nenhum comentário:

Postar um comentário