CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR
UNB – CFORM – MEC
Cursista: Ana Maria Miranda de Oliveira
Turma A
Fichamento 2 – 13/07/2013
Referência bibliográfica
ALMEIDA, M.,E.,B. Gestão de Tecnologias na
Escola. Série “Tecnologias e Educação: Novos tempos, outros rumos” – Programa
Salto para o Futuro, Setembro, 2002.
Após elencar
possibilidades que as TIC apresentam no ambiente escolar, a autora relata um
modelo de formação de gestores de escolas públicas para a incorporação das TIC
na escola. No início da formação o objetivo foi introduzir os Gestores na
cultura informática, dando-lhes condições de resolver problemas técnicos e
pedagógicos, por meio de um fórum criado para registro de experiências,
reflexões e discussões em ambiente virtual.
“O fator primordial
para a criação de comunidades e culturas colaborativas de aprendizagem, intercâmbio
e colaboração é a qualidade da interação, quer presencial ou a distância, cuja
criação poderá viabilizar-se a partir da formação continuada e em serviço do
educador. (p.2)
“(...) as TIC
podem ser incorporadas na escola como suporte para: a comunicação entre os
educadores da escola, pais, especialistas, membros da comunidade e de outras
organizações (...)” (p.3)
“A superação da
dicotomia entre o pedagógico e o técnico-administrativo, instalada na cultura
escolar, encontra eco em concepções educacionais que enfatizam o trabalho em
equipe (...)” (p.4)
RESUMO
Durante a
leitura fui me situando no relato da autora com o momento em que vivo no curso
de Gestão Escolar, o ambiente virtual, os fóruns de discussões e reflexões, no
começo tão irreal e distante, e aos poucos
vai se tornando real e palpável, à medida em que a cultura de
colaboração se faz presente entre os participantes.
O Gestor
Escolar e a equipe de trabalho da escola
precisa assumir a tarefa contínua e difícil de implantar e fazer acontecer o uso das TIC no contexto escolar, tanto no
âmbito administrativo, quanto no pedagógico, dando suporte a novas
experiências, desafios e dificuldades, sempre com ações voltadas para a
transformação social, porque, se não ocorrer tal transformação no pensar e no
agir das pessoas envolvidas no ambiente escolar, de que adiantará o uso das TIC
na escola?
Ana
Maria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário